
Marca, que tem como objetivo facilitar o acesso à leitura e aos livros, chega ao novo ano com novidades e portfólio com mais de 200 mil obras
No último dia 31 de maio, o Skeelo, maior ecossistema de livros e leitura da América Latina, chegou aos seus 4 anos de mercado. Com um app de leitura e uma loja virtual a marca celebra a data como o principal app nacional de leitura digital no Brasil, e o terceiro no ranking geral, além de anunciar novidades de conteúdo para o público amante da literatura. A plataforma, que se consolidou no mercado de livros digitais – ebooks, audiobooks e minibooks – entra no seu quarto ano incorporando a venda de livros físicos no e-commerce a partir deste mês de junho, indo ao encontro do objetivo de facilitar a distribuição de livros e o acesso à leitura, se apresentando como um importante player de fomento ao mercado e à cultura literária.
“Estamos animados em celebrar este novo ciclo de Skeelo, expandindo cada vez mais. Com uma taxa de crescimento anual composto de 365%, chegamos ao quarto ano como um dos aplicativos de leitura mais baixados no país, atrás apenas de dois internacionais. Além disso, anunciamos novidades de serviço e conteúdo, como a venda de livros físicos na nossa loja, investimento em clubes do livro digitais – que só Skeelo tem – minibooks, audiobook narrado por IA, entre outras. Com estas inovações nos apresentamos como uma plataforma completa de literatura, e seguimos firmes no nosso propósito de ser um aliado no crescimento do mercado editorial e no incentivo à leitura”, diz Rodrigo Meinberg, CEO do Skeelo.
O Skeelo chegou ao mercado brasileiro em 2019 dentro do modelo B2B2C, disponibilizando obras literárias de diferentes gêneros, sem custo adicional, para milhões de usuários elegíveis a partir de parcerias firmadas com empresas de diferentes segmentos, como por exemplo Vivo, Claro, Sem Parar e UOL. Em 2022, a marca passa a olhar também para o B2C – consumidor final – e lança a loja virtual skeelo.com, que hoje soma um portfólio com mais de 200 mil obras – 140 mil digitais e 80 mil físicas entregues para todo o Brasil. Na operação dos dois formatos – app e e-commerce – Skeelo conta com a parceria exclusiva de 12 editoras, dentre as 15 maiores do país. Nas parcerias exclusivas, destaca-se também a firmada, em abril deste ano, com a Via, resultando na abertura de uma loja online exclusiva de livros digitais com as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br.
O objetivo de ampliar e facilitar o hábito da leitura passa pelos conteúdos e inovações oferecidos pelo Skeelo. Os minibooks, conteúdos curtos originais seriados, separados em capítulos que são entregues diariamente no app, em texto e áudio, ajudam na formação de novos leitores. Os números comprovam: este formato no Skeelo tem taxa de finalização de 80%. Clubes do livro digital, um serviço que só Skeelo oferece, também são um atrativo. A marca conta com o Clube Skeelo + Naci, parceria com a Editora Nacional e o primeiro clube do livro digital voltado para a literatura YA – Young Adult -, e o Clube Me Poupe! em parceria com a Me Poupe!, de Nathalia Arcuri.
Pesquisa recente Mobile Time/Opinion Box 2023 mostra que a marca vem sendo bem sucedida nas estratégias de conquistar leitores: o app Skeelo passou de 5% para 8% na preferência dos leitores móveis em um ano, defendendo o seu terceiro lugar entre os apps de literatura mais baixados no país – o único brasileiro no topo.
O investimento em tecnologia (R$ 30 milhões) e marketing (R$ 15 milhões) faz também com que a marca tenha o perfil de TikTok sobre literatura mais seguido do país.
Por dentro do Skeelo
Para além da expansão de serviços, a marca celebra seu aniversário reconhecida pela Great Place to Work como uma das melhores empresas de tecnologia para se trabalhar, além de ter uma nota de 4,7 estrelas no Glassdoor.
“Somos uma empresa que entende o valor de ter colaboradores engajados, que se sentem representados e parte do negócio e da história do Skeelo. Nos dedicamos ao desenvolvimento do nosso time com clube do livro interno, o Skeelê, e eventos presenciais que reforçam nossa cultura, vínculos de confiança, diversidade e que estreitam nossos objetivos de negócio”, completa Larissa Fabião, CRHO do Skeelo.
Dentre os programas internos do Skeelo, o SER é um projeto de estágio com vagas afirmativas para pessoas pretas, que culminou na contratação de seis profissionais em diversas áreas do negócio. A empresa também tem o Mandou Bem, que reconhece trimestralmente colaboradores que se destacam em suas áreas.





Você precisa fazer login para comentar.