Baseada em história real e protagonizado por Isabelle Huppert, “A Sindicalista” chega aos cinemas em 29 de junho

Chega aos cinemas o longa “A Sindicalista”, baseado no livro “La Syndicaliste”, da jornalista Caroline Michel-Aguirre. A produção foi indicada ao prêmio de Melhor Filme da mostra “Horizons”, no Festival de Veneza, em 2022 e entra em circuito após exibição em Cannes e no Festival Filmelier no Cinema. Com direção de Jean-Paul Salomé, o filme retrata a história de Maureen Kearney, interpretada por Isabelle Huppert, uma representante sindical que polemizou a indústria nuclear francesa ao denunciar acordos secretos. Após a repercussão da denúncia, a jornalista foi agredida em sua própria casa e passou de vítima a suspeita.

Sobre a adaptação da obra de Caroline Michel-Aguirre, Jean-Paul Salomé afirma que teve interesse imediato pela adaptação após ler o livro. “A jornada de Maureen – sua acusação, sua redenção, os momentos de dúvida e depressão sobre os quais ela triunfou – foi uma história cinematográfica por si só. Depois de ler o livro, soube que o produtor Bertrand Faivre havia adquirido os direitos do título, mas não tinha um diretor específico em mente. Chegamos a um acordo, e a roteirista Fadette Drouard e eu começamos a escrever o roteiro”, comentou o diretor, que também encontrou Maureen, de quem recebeu a aprovação para a adaptação.

Além de Isabele Huppert, também integram o elenco Grégory Gadebois, como Gilles Hugo, o marido de Maureen; François-Xavier Demaison (de “O Pequeno Nicolau”) e Pierre Deladonchamps (“Um Estranho No Lago”).

Tendência