
O SBT planeja lançar, nos próximos meses, um novo canal de notícias para fazer frente aos já existentes GloboNews, CNN Brasil, Record News e BandNews TV. Trata-se do projeto de expansão do SBT News, canal próprio do grupo que expande o que já é exibido em programas ao vivo no YouTube e nas madrugadas e manhãs do Sistema Brasileiro de Televisão.
De acordo com o portal TV Pop, a nova emissora deve ser instalada ainda no segundo semestre deste ano, na Rede Mais Família, canal de propriedade de Rinaldi Faria (Grupo Patati Patatá). Segundo o site Line-UP, a rede tem geradora em Santa Inês, no Maranhão, e conta com 109 repetidoras pelo país, além de sinal disponível em 13 empresas de TV por assinatura e plataformas de streaming.
A parceria entre os grupos é motivada pela proibição da multiprogramação com fins comerciais no país. A tecnologia, possibilitada pela TV digital, permitiria uma rápida expansão da emissora por meio da estrutura do SBT, que até chegou a ensaiar o lançamento de um canal secundário em 2020, mas engavetou o projeto devido à inviabilidade comercial, já que não poderia veicular anúncios no segundo sinal.

É importante relembrar que não é a primeira empreitada do SBT em um canal de notícias, já que entre os anos de 1994 e 2000, o SBT foi parceiro da CBS no Telenotícias, canal disponível nas operadoras que também tinha horas de programação veiculadas na tela do Sistema Brasileiro de Televisão. O canal teria sido encerrado devido à pressão das Organizações Globo (atualmente Grupo Globo), à época, que possuía ações nas operadoras e impedia a entrada de concorrentes da Globonews.
NordesTV
No Ceará, a emissora conta com uma afiliada antes mesmo da estreia oficial, já que, desde abril de 2024, alguns programas do YouTube do SBT News são veiculados pela NordesTV. A emissora do Sistema Jangadeiro tem sede em Sobral e havia sido extinta em 2020 como afiliada Band, mas retornou no ano passado apenas com a exibição desses programas – no restante do dia, o canal exibe apenas um relógio com a logo da emissora local, intercalando com vídeos do SBT News em looping.
Não se sabe, no entanto, se a parceria será ampliada com o lançamento oficial do SBT News ou se a NordesTV será novamente remodelada. Desde 2020, após o fim da parceria entre a Band e o canal cearense, a emissora paulista passou a contar com emissora própria no estado.





Você precisa fazer login para comentar.