Imagem: Globo / Divulgação

Sem aviso prévio, a Globo encerrou o seu projeto do canal Viva Fast (da sigla em inglês free advertising-supported streaming television, ou televisão via streaming gratuita suportada por anúncios) na plataforma Globoplay. O serviço foi descontinuado no último dia 18 de abril e pôs fim ao projeto que disponibilizava, sem a cobrança de taxas adicionais, um canal 24h de novelas dentro do streaming do Grupo Globo.

O canal abria a possibilidade futura para disponibilização nos sistemas de SmartTVs de marcas como Samsung e LG, que contam com plataformas que possuem canais transmitidos pela internet que podem ser acessados como canais abertos, com numeração, no próprio sistema da TV. No entanto, antes mesmo que fosse levado às TVs, ao contrário de outros sinais, o canal foi descontinuado.

Imagem: Globo / Divulgação

O Viva Fast, como era chamado, já havia sido remodelado com a extinção de outros dois canais, Viva 70 e Viva 80, que foram fundidos no novo canal nos últimos meses. O Globoplay conta com outros canais no mesmo modelo, como o GE Fast (Globo Esporte Fast), D.P.A. Fast (Detetives do Prédio Azul Fast), Receitas Fast e Malhação Fast.

A comunicação dos Canais Globo foi procurada pelo Portal Sintonia sobre o fim do canal Viva Fast. Caso a programadora se manifeste, o texto será atualizado.

+SBT também encerrou canais

O recentemente lançado serviço de streaming gratuito do SBT, +SBT, também descontinuou canais Fast que estavam disponíveis desde a fase de testes. Os canais +Cinema, +Criança, +Humor, +Informação e +Séries, que exibiam programação segmentada, deixaram o streaming do Sistema Brasileiro de Televisão no início de fevereiro.

No entanto, apesar de duas das maiores emissoras de televisão do Brasil enfrentarem dificuldades com o modelo de TV fast, outras empresas aparentam relativo sucesso. Nas últimas semanas, a Pluto TV, um dos serviços de streaming que disponibilizam canais fast, chegou à marca de 169 canais lineares.

Tendência