Extinta em 2017 pelo Grupo de Comunicação O Povo para dar lugar ao Canal FDR, vinculado à Fundação Demócrito Rocha, a TV O Povo retomou suas atividades no último dia 15 de abril utilizando a multiprogramação no canal 48.2. Na época de sua criação, a emissora educativa alcançou destaque como afiliada da TV Cultura.

A TV seguiu no ar até 2020, quando deu lugar ao projeto do Canal FDR, mas desde 2017 tinha como rede o Canal Futura. Os programas jornalísticos locais, por sua vez, foram limados da programação até a retomada do projeto, com a digitalização do sinal.

Primeira logo do canal (reprodução / YouTube: @lmartinsce)

A programação da nova TV O Povo é composta por programas produzidos para a internet, como O Povo News, e produções da rádio O Povo CBN, além de arquivos de programas. O que chama atenção, entretanto, é a baixa qualidade de imagem de edições de arquivo como o Coletiva, programa local nos moldes do Roda Viva, da TV Cultura.

Logo da nova TV O Povo (reprodução / Instagram: @opovomais)

De acordo com publicações nas redes sociais, a retomada terá foco em jornalísticos e programas culturais e ocorre a partir de uma parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Seduc). Na ocasião, foi divulgado ainda que a grade noturna do 48.2, contará com três faixas noturnas, ocupadas por produções do O Povo+, audiovisuais de universidades e filmes cearenses.

O grupo não divulgou, no entanto, se há planos de que programas da antiga grade, como Viva Fortaleza, Coletiva e Porque Hoje é Sábado retornem à programação com novas edições. Outra incógnita é se haverá algum investimento, de fato, ou se a nova TV se manterá como um “puxadinho” da rádio, em nada lembrando a emissora da época em que foi fundada.

Tendência